Saiba como se proteger e ao seu pet da febre maculosa

Neste Dia Mundial do Combate às Zoonoses (06/07) falaremos sobre a febre maculosa, pois é uma zoonose, ou seja, uma doença que pode acometer tanto humanos quanto os pets. Então é fundamental entendermos como essa doença é transmitida e como cuidar dela adequadamente. 🌡️💚

🤔 Como ocorre a transmissão?

👉 A febre maculosa é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida aos animais e seres humanos por meio da picada de carrapatos infectados, principalmente pelo Carrapato Estrela, mas o Carrapato Marrom (Rhipicephalus sanguineus), comum em cães, também pode transmitir a temida febre maculosa. Para a transmissão da bactéria ocorrer é necessário que o carrapato fique fixado por mais de 6 horas nos cães. Por isso, é crucial garantir que seu cão esteja sempre protegido.

🤔 Quais são os sinais clínicos?

👉 Os sinais clínicos em animais podem incluir febre, falta de apetite, letargia, inchaço nas patas e sangramento nas gengivas. Caso seu pet apresente algum desses sinais, procure imediatamente um veterinário para obter um diagnóstico preciso.

🤔 Como é o tratamento?

👉 O tratamento geralmente envolve a administração de antibióticos adequados para combater a infecção bacteriana. Além disso, o veterinário pode recomendar terapias de suporte, como fluidoterapia, para manter o animal hidratado e apoiar sua recuperação.

🤔 E quais as formas de prevenção?

👉 Para prevenir a febre maculosa, mantenha seu animal de estimação protegido contra carrapatos. Evite passear com o seu pet em locais com vegetação alta ou infestadas de carrapatos, utilize produtos específicos recomendados pelo veterinário e faça inspeções regulares no pelo do seu pet.

🤔 Curiosidade:

👉 Gatos também podem ser infectados, o que foi demonstrado pela presença de anticorpos, mas não há registro da doença.

Lembre-se: a saúde do seu animal de estimação é uma responsabilidade compartilhada. Cuide bem dele, proteja-o contra carrapatos e consulte regularmente um veterinário para fazer exames de rotina e manter a vacinação em dia. 🐾🧑‍⚕️

Conte com a Cães & Gatos para garantir uma vida longa e feliz para seu pet!

📞 (15) 3232-3750 | 📲 (15) 99108-6199 – WhatsApp
📍 Rua Capitão Alfredo Cardoso, 152, Sorocaba – SP